quarta-feira, 8 de julho de 2020

FORTE DA ILHA DE MANOEL GONÇALVES



Forte da ilha de Manoel Gonçalves localizava-se na desaparecida ilha de Manoel Gonçalves, na barra do rio Açu, atual cidade de Macau, no litoral do estado do Rio Grande do Norte, no Brasil.
No contexto da Guerra Peninsular  na Europa , pelo Aviso de7 de outubro de 1807 a  Coroa Portuguesa solicitou ao Governador da  Capitania do Rio Grande do Norte, Tenente-coronel  JOSÉ FRANCISCO DE PAULA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE, informações do que convinha fazer para a defesa daquela Capitania. A resposta, em um detalhado Memorial ("Memória relativa à defesa da Capitania do Rio Grande do Norte (...)", pelo seu Governador Francisco José de Paula Cavalcanti de Albuquerque, datada de  30 DE MAIO DE 1808), converteu-se em diversas fortificações ligeiras, erguidas no ano seguinte (1808), concomitantes com a chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil.
Forte de Manuel Gonçalves foi uma dessas fortificações (SOUZA, 1885:77). De pequenas dimensões, possívelmente uma simples bateria destinava-se à defesa daquela enseada. O mesmo autor refere que estava desarmada de há muito, e certamente arruinada (op. cit., p. 77), restando vestígios de muralhamento na boca do rio Assu (op. cit., p. 36).
GARRIDO (1940) cita  LUÍS DA CÂMARA CASCUDO, que contesta a existência deste forte, uma vez que:
·        a ilha havia desaparecido anteriormente a 1840, e os seus habitantes mudado para terra firme, onde atualmente é MACAU;
·        dada a insignificância demográfica e estratégica da ilha; e
·        não tendo sobrevivido nem na tradição oral (op. cit., p. 47).
Efetivamente este forte não se encontra citado no referido memorial.
FONTE WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
PORTAL TERRAS POTIGUARES BEWS, COM 74 BLOGS E MAIS DE CINCO MIL LINKS. MOSSORÓ, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE